Notícias

9 Janeiro
2025

 

PNEC 2030: Portugal quer promover consumo de proteína vegetal

A revisão mais recente do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) introduz uma nova linha de actuação para “promover uma dieta alimentar de baixo carbono", que inclui a criação de uma estratégia nacional para promover o consumo de proteína vegetal.

 

Segundo as organizações ProVeg Portugal e ZERO, a presença desta novidade num plano de tal importância é um marco importante, com benefícios significativos para a sustentabilidade alimentar do país e para a saúde da população portuguesa. No entanto, as organizações defendem que enfrenta ainda desafios. Entre eles estão a falta de uma definição clara das fontes de financiamento, prazos de implementação considerados excessivamente longos e a ausência de métricas adequadas para medição e avaliação de impacto.

 

Esta última versão do PNEC 2030 já está disponível no site da Comissão Europeia. A nova linha de actuação do PNEC 2030 deverá, segundo o documento, promover “uma dieta diversificada, incluindo a redução do consumo de proteínas de origem animal e promoção de consumo de alternativas proteicas de base vegetal”, tendo em vista reduzir emissões de gases de efeito estufa do sector agrícola e promover uma alimentação mais saudável.

 

Conheça-os aqui.