Está a decorrer o período declarativo referente à colocação de Embalagens no mercado nacional para o ano de 2024.
Submeta a sua declaração até 15 Março, no separador Mapas.
Se necessitar de Nota de Encomenda (PO), deverá preencher este campo durante o período declarativo, sob pena do sistema facturar sem esta informação.
Está a decorrer o período declarativo referente à colocação de Pilhas e Acumuladores no mercado nacional para o ano de 2024.
Submeta a sua declaração até 15 Março, no separador Mapas.
Se necessitar de Nota de Encomenda (PO), deverá preencher este campo durante o período declarativo, sob pena do sistema facturar sem esta informação.
Está a decorrer o período declarativo referente à colocação de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos no mercado nacional para o ano de 2024.
Se estiver enquadrado no Regime de Pequena Dimensão submeta a sua declaração até 15 Março, no separador Mapas.
800 estabelecimentos de ensino portugueses, que estão inscritos na 14ª edição da campanha Escola Electrão, podem receber prémios como recompensa pelo envolvimento no esforço da reciclagem.
O objectivo desta campanha de sensibilização, promovida pelo Electrão, é que as escolas participantes reúnam o maior número de pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos para reciclagem com o apoio de toda a comunidade escolar. É possível localizar as escolas aderentes mais próximas no site www.ondereciclar.pt.
As escolas recebem pontos em função das quantidades recolhidas, que são convertidos em prémios. Por cada 100 quilos de pilhas, 100 quilos de lâmpadas ou 1000 quilos de equipamentos eléctricos usados cada escola recebe um cheque-prenda no valor de 75 euros.
Ler notícia completa aqui.
(13.05.2025)
A 9ª edição do Quartel Electrão, que decorreu ao longo de 2024, foi a melhor de sempre desde que a campanha foi lançada: aumentou o número de associações aderentes, foram recolhidos mais resíduos e garantidos mais prémios para os bombeiros.
Aderiram a esta edição, 217 associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país, o número mais alto do histórico da campanha, o que permitiu a recolha de mais de 2.700 toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos usados, um valor acima das 2.300 reunidas na edição anterior.
Em 2024, foram recolhidas, mais concretamente, 2.725 toneladas de equipamentos eléctricos usados; 29 toneladas de pilhas e baterias e 19 toneladas de lâmpadas.
Ler notícia completa aqui.
(20.03.2025)
Duas estruturas de mobiliário urbano criadas pelo Laboratório da Paisagem – os “EcoPontas” e “Papachicletes” – ajudam a manter as ruas limpas no concelho de Guimarães.
As duas soluções pretendem reduzir a acumulação de dois dos tipos de resíduos mais encontrados no espaço público: pontas de cigarro e pastilhas elásticas. Em poucos meses foram recolhidas mais de 45 mil pontas de cigarro e 5 mil pastilhas elásticas no concelho.
Estas infraestruturas nasceram na cidade “berço de Portugal”, um dos municípios que está na linha da frente da inovação no que toca à limpeza urbana - mas actualmente já estão instaladas em vários pontos do território nacional, incluindo ilhas.
Ler notícia completa aqui.
(14.04.2025)